Encontro reúne coordenações da Iniciação à Vida Cristã das sete Regiões de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul
A atividade contou com momentos de reflexão sobre o Jubileu de 2025, com o tema "Peregrinos da Esperança" e da Campanha da Fraternidade, com sobre a Ecologia Integral, além de encaminhamentos para o ano tendo em vista o novo calendário
A Diocese de Caxias do Sul reuniu, no sábado, 22 de março, um grupo de 100 pessoas das coordenações da Iniciação à Vida Cristã das paróquias distribuídas nas seis Regiões de Pastoral e no Vicariato de Nova Prata. O encontro, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, foi conduzido pela Comissão Diocesana de Iniciação à Vida Cristã.
O início da atividade foi com a adoração ao Santíssimo Sacramento, na capela, seguida da peregrinação até o plenário e Leitura Orante da Palavra de Deus. Na sequência, a coordenadora de Catequese da Paróquia São Pelegrino, Maria Beatriz Vargas, partilhou sobre o Jubileu dos 2025 anos da Encarnação do Verbo, celebrado neste ano com o tema "Peregrinos da Esperança".
Logo depois, o pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Caxias, padre Leonardo Lucian Dall Osto, abordou os aspectos da Campanha da Fraternidade 2025, cujo tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para este ano é "Fraternidade e Ecologia Integral". Ele fez o caminho proposto pelo texto-base para o ver, o iluminar e o agir, com pistas de ação.
Na mesma dinâmica, o coordenador de Pastoral e vigário geral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, convidou as coordenadoras a envolverem suas catequistas e catequizandos a se engajarem na ação prática como sinal da Campanha da Fraternidade na Diocese: uma coleta de tampinhas de garrafas, de cartelas de remédios e de óleo de cozinha usado, a ser realizada até o Domingo de Ramos. Ele pontuou a importância da unidade do trabalho catequético com a Igreja Local e com o Papa Francisco.
A coordenadora diocesana da Iniciação à Vida Cristã (IVC), Margareth Bedin Menegat, conduziu os encaminhamentos finais e comunicações para o ano tendo em vista o novo calendário de encontros iniciado em março. Já o coordenador da Pastoral Vocacional, padre Luciano Dalmolin, apresentou os modelos de camisetas propostos pela equipe vocacional e Comissão de Iniciação à Vida Cristã para os sacramentos da Primeira Eucaristia e Crisma, em sinal de unidade diocesana.
Após a oração de envio, o encontro foi concluído com o almoço de confraternização. Uma nova reunião com as coordenações de Catequese das paróquias está marcada para o mês de novembro, com o objetivo de avaliar as atividades de 2025 e planejar o próximo ano.