Homenagens marcam a 132ª Festa de São Marcos e Nossa Senhora das Dores no distrito de Marcorama, em Garibaldi
A celebração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul também esteve presente na Festa. O vídeo-documentário destacou ainda o início da colonização da comunidade e a história dos sinos do campanário e da Igreja Matriz
A Paróquia São Marcos de Marcorama, em Garibaldi, celebrou no domingo, 14 de setembro, a 132ª Festa em honra a seu padroeiro e a Nossa Senhora das Dores.
A programação teve início ainda em maio, com a peregrinação da Paróquia à Igreja Jubilar São João Batista, em Daltro Filho, Imigrante. Em sintonia com o Ano Jubilar, a Festa foi preparada com um tríduo festivo nos dias 10, 11 e 12 de setembro. Além das Missas, esses dias foram marcados por procissão luminosa, adoração e bênção do Santíssimo, e pelo lançamento do vídeo-documentário “O Som da Memória”, que resgata, por meio de entrevistas, a tradição do toque dos sinos na comunidade.
O dia festivo começou com a alvorada festiva. A Santa Missa foi celebrada às 10h, na Igreja Matriz, presidida por Dom Alessandro Ruffinoni, bispo emérito, e concelebrada pelo pároco, Padre Josemar Conte. O almoço, com cardápio tradicional, foi servido no salão paroquial, e a tarde contou com momentos de animação.
O Ano Jubilar inspirou as temáticas do evento:
1º dia: “Maria, Mãe da Esperança, ensinai-nos a caminhar”;
2º dia: “A Eucaristia nos faz comunidade de Esperança”;
3º dia: “Com São Marcos, discípulo de Jesus, anunciar a Esperança”;
Dia festivo: “Com Maria e São Marcos, somos peregrinos de Esperança”.
A celebração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul também esteve presente na Festa. O vídeo-documentário destacou ainda o início da colonização da comunidade e a história dos sinos do campanário e da Igreja Matriz.