Setor Juventude
17/08/2022

Inscrições para a 6ª JTchêJ da Diocese de Caxias do Sul seguem até o dia 23 de agosto

Setor Juventude pretende reunir mais de 600 jovens das 74 paróquias e mais de 140 grupos juvenis no sábado, 27 de agosto, em Garibaldi

O Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul segue com as inscrições abertas, até terça-feira, 23 de agosto, para a 6ª Jornada Diocesana da Juventude, a JTchêJ. A atividade acontece no sábado, dia 27, na comunidade Nossa Senhora Aparecida, do bairro Cairú, em Garibaldi.

A organização pretende reunir mais de 600 jovens das 74 paróquias e mais de 140 grupos juvenis no evento que terá momentos de animação, formação, caminhada, oração e agito ao som de um DJ católico pelas ruas centrais da cidade. A JTchêJ terá início às 13h30min e segue até às 20h, quando acontece o anúncio da cidade-sede da Jornada em 2023.

Ao longo do evento, os jovens serão convidados a participarem das “catequeses” que são momentos formativos e de reflexão. Neste ano, os temas escolhidos tratam da saúde mental e do autocuidado, além de espiritualidade e projeto de vida. A descontração ficará por conta de oficinas de dança, que unem a expressão corporal e a fé, de comunicação e também algumas tarefas de gincana.

Espaços para cultivar a oração pessoal e comunitária também fazem parte da dinâmica da JTchêJ. Estão programados momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, isto é, Jesus na Eucaristia, além de um momento mariano e a celebração da Missa.

As inscrições para a Jornada custam R$ 15,00 e incluem a entrada no evento, o lanche e algunsbrindes preparados pela organização. Para se inscrever, basta clicar no link: https://bit.ly/InscricoesJTcheJ2022

A Comunidade Nossa Senhora Aparecida, do bairro Cairú, fica na Rua Sete de Setembro, nº 100.

Região Pastoral de Garibaldi vive programação intensa na Pré-Jornada

Desde o mês de abril, as paróquias das cidades de Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Garibaldi e Imigrante estão vivendo intensamente a programação da “Pré-Jornada”. As seis paróquias da Região Pastoral de Garibaldi promoveram atividades com as diversas pastorais, movimentos e serviços nas comunidades e igrejas matrizes com a presença das réplicas da Cruz Peregrina e do Ícone de Maria, que peregrinam em preparação à JTchêJ.

O assessor do Setor Juventude, padre Marciano Guerra, salienta a importância do fator local para mobilizar as pessoas de todas as idades para este processo de evangelização juvenil. “O dia da Jornada é o ponto alto de toda a programação realizada desde abril. Isso acontece para que a JTchêJ não seja somente um evento que passa, mas um processo de animação e opção afetiva e efetiva das comunidades-Igreja pelo cuidado e valorização dos seus jovens”, pontua.

Cidades e paróquias da Diocese organizam transporte para a JTchêJ

A participação na JTchêJ vai abraçar as sete Regiões de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul. Diversas paróquias, grupos, movimentos e pastorais estão organizando transporte para se deslocar até Garibaldi. Disponibilizamos abaixo alguns locais de partida com o devido contato dos responsáveis pela organização.

:: Bento Gonçalves:

- Saída: às 12h15min, em frente à Igreja Cristo Rei
- Valor: gratuito
- Contato: (54) 9 9155-9458

:: Caxias do Sul:

- Saída: às 12h, em frente à Igreja Santa Catarina
- Valor: R$18,00 por pessoa
- Contato: (54) 3211-3510

:: Farroupilha:

- Saída: às 12h, em frente à Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus
- Valor: gratuito
- Contato: (54) 9 9671-7263

:: São Marcos:

- Saída: às 11h15min, em frente à Igreja Matriz.
- Valor: R$ 40,00 por pessoa
- Contato: (54) 9 9129-5105

Sobre a Jornada Diocesana da Juventude

A Jornada Diocesana da Juventude é celebrada mundialmente, em cada uma das dioceses da Igreja e faz parte do processo de preparação para a Jornada Mundial da Juventude que ocorre a cada dois ou três anos. A próxima será no ano que vem, em Lisboa, em Portugal.

Em nível Diocesano, a coordenação do Setor Juventude de cada Diocese é quem organiza a celebração dessa Jornada, com o objetivo de integrar todos os movimentos, grupos e pastorais existentes. A proposta das Jornadas Diocesanas, começou com São João Paulo II, em 1985, e atualmente conta com a atenção e carinho do Papa Francisco.

Em 2016, na madrugada, 31 de julho, mais uma ação do Setor, a Jornada Diocesana da Juventude, a JTchêJ. O encontro reuniu mais de 200 pessoas no Colégio São José, em Caxias do Sul, para uma noite de muita música, celebração e também para acompanhar a Missa de encerramento da JMJ 2016, realizada na Polônia. Foram mais de 12 horas de programação.

As JTchêJs se repetiram em 2018, na comunidade Santa Lúcia, em Caxias do Sul, e em 2019, no Seminário Aparecida. No ano de 2020, em virtude da pandemia, o encontro foi online, com transmissão da capela do Seminário Aparecida. E em 2021, a Jornada foi realizada na cidade de São Marcos, reunindo 350 jovens, com todos os protocolos sanitários. Neste ano de 2022, o evento está marcado para o dia 27 de agosto, na cidade de Garibaldi.