Setor Juventude
06/03/2023

Movimento de Emaús reúne secretariado e planeja ações na Diocese de Caxias do Sul

O Emaús na Diocese de Caxias já programou seus próximos cursos, voltados para jovens solteiros de 18 a 25 anos; o primeiro será o feminino, marcado para os dias 01 a 04 de junho e o curso voltado para o público masculino será realizado de 08 a 11 de junho

No domingo, 05 de março, aconteceu a primeira reunião de planejamento das atividades do Movimento de Emaús da Diocese de Caxias do Sul para o ano de 2023. O encontro aconteceu junto ao Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul. Reunindo o secretariado diocesano, os coordenadores de núcleos e coordenadores de grupos de vivência onde o movimento se faz presente, o objetivo do encontro foi estabelecer uma caminhada conjunta entre os núcleos e os grupos, incentivando a inserção dos mesmos no dinamismo pastoral de suas respectivas paróquias.

O Emaús é um movimento que oferece cursos de valores humanos e cristãos para jovens a partir de 18 anos, para que possam fazer uma profunda reflexão sobre o valor da vida e da Igreja e uma vivência em comunidade à luz da Palavra de Deus.  Foi fundado em 1968, por Monsenhor Benedito Calazans e uma equipe de leigos em São Paulo, inspirando-se no Evangelho de São Lucas, na passagem que conta a história dos discípulos de Emaús que reconhecem o Cristo ressuscitado.

Presente na Diocese de Caxias do Sul, desde 1976. o Movimento de Emaús em 2026, completará 50 anos de existência. Na Diocese, são realizados quatro cursos por ano, atingindo cerca de 200 jovens. Uma grande parte das pessoas que trabalham em pastorais passaram algum dia pelo curso de Emaús, no qual tiveram a primeira experiência de amor à Deus e vivência em comunidade.

O Movimento de Emaús na Diocese de Caxias do Sul já programou seus próximos cursos, voltados para jovens solteiros com idades entre 18 e 25 anos. O primeiro a ser realizado será o Emaús feminino, que está marcado para os dias 01 a 04 de junho, o curso voltado para o público masculino será realizado em junho, entre os dias 08 e 11 daquele mês, em ambos os encontros, o curso será voltado para “Valores Humanos e Cristãos”.

Confiantes na proteção de São João Batista, padroeiro do Movimento e de Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira de nossa Diocese, o Emaús deseja continuar anunciando o Evangelho aos jovens, sendo protagonista nas comunidades, a serviço do Reino de Deus.

Texto e foto: Secretaria de Comunicação Movimento de Emaús