Rádio Miriam Caravaggio
05/07/2024

Padre Marciano Guerra é o entrevistado do programa Razões da Fé com a temática da liturgia na Igreja Católica

Sacerdote da Diocese de Caxias do Sul está em estudo do mestrado em Teologia, com especialização litúrgico-pastoral em Pádua na Itália; durante a conversa são abordados documentos como a Sacrosanctum Concilium e a Desiderio Desideravi

O programa Razões da Fé que vai ao ar no domingo, 07 de julho, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio FM 95.7 e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul irá refletir o tema: "Liturgia Católica: fé e vida ou memória estática?". Na esteira da preparação para o Jubileu de 2025, o Papa Francisco pede que os católicos busquem conhecer mais os documentos do Concílio Vaticano II e, por consequência, a história da Igreja.

No programa, o assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, jornalista Felipe Padilha, conversa com o padre Marciano Guerra. Ele é sacerdote da Diocese e está em estudo do mestrado em Teologia, com especialização litúrgico-pastoral em Pádua na Itália.

Durante a conversa são abordados documentos como a Sacrosanctum Concilium e a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II e a Carta Apostólica Desiderio Desideravi do Papa Francisco. "Nesse processo de estudo sobre liturgia, como tens percebido a riqueza da liturgia no jeito de celebrar a fé em todos os recantos a Igreja Católica? O que podemos falar sobre o jeito latino-americano de celebrar a liturgia e o paralelo dos movimentos conservadores?", questiona o programa.

Produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o programa vai ao ar aos domingos, das 07h às 08h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, com reprise às 22h. O Razões da Fé também é gravado em áudio e vídeo e tem sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 09h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30min, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da seção de áudios no site da Diocese. Nas terças-feiras, o conteúdo também é veiculado pela TV Serra, canal 526 da NET, em Farroupilha.

A proposta deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.