Paróquias e comunidades da Diocese de Caxias do Sul revivem a tradição dos Ternos de Reis
Paróquias das regiões de Pastoral de Bento Gonçalves, Garibaldi e Flores da Cunha tiveram, ao longo dos dias que prepararam a Epifania do Senhor e nas Missas do final de semana 04 e 05 de janeiro a apresentação dos grupos
O tempo litúrgico do Natal e o início de cada ano traz uma alegria da cultura dos Ternos de Reis. Não há registros de quando esses grupos musicais, que anunciam o nascimento de Cristo passando de casa em casa, e nas igrejas durante a celebração da Epifania do Senhor, o popular Dia de Reis, começaram a proliferar no Estado. O que se sabe é que essa tradição nasceu na Europa e veio para cá com nomes diferentes: de Portugal, os Ternos de Reis; da Itália, os "cantori della Stella", ou os "cantores da Estrela".
Na Diocese de Caxias do Sul diversas localidades não deixam essa tradição ser esquecida. Paróquias das regiões de Pastoral de Bento Gonçalves, Garibaldi e Flores da Cunha tiveram, ao longo dos dias que prepararam a Epifania do Senhor e nas Missas do final de semana 04 e 05 de janeiro a apresentação dos grupos com homens e mulheres, crianças, jovens e idosos vestidos como personagens do presépio e alguns músicos.
Em Garibaldi, na Paróquia São Pedro, o Terno de Reis Resplendor da Aurora, realizou visitas às famílias e comunidade. Elas tiveram início na sexta-feira, 03 de janeiro. No total, foram realizadas cinco visitas, sendo quatro delas, às famílias dos bairros Ferroviário, Três Lagoas, Santa Terezinha, São Gabriel e uma visita para a comunidade Linha Anunciata. Além disso, no domingo, 05 de janeiro, o Terno de Reis participou da Santa Missa realizada na Igreja Matriz São Pedro.
Na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, de Carlos Barbosa, o Terno de Reis formado pelos casais do Movimento de Cursilhos participou das celebrações do final de semana da Epifania, dias 04 e 05. A Paróquia Cristo Rei de Bento Gonçalves contou com a apresentação das canções da Festa de Reis na comunidade Nossa Senhora de Fátima.
A Missa das 18h do domingo, 05 de janeiro, solenidade da Epifania do Senhor foi marcada pela participação do grupo do Terno de Reis, no Santuário Santo Antônio de Bento Gonçalves. A celebração foi presidida pelo padre Gustavo Predebon e lotou a igreja. Além disso, grande número de pessoas acompanhou a Eucaristia pelas redes sociais.
Cantori Della Stella em Antônio Prado e em Pinto Bandeira
Iniciou na sexta-feira, 27 de dezembro, em Antônio Prado a ação dos Cantori Della Stella, promovido pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Membros das comunidades da Paróquia passaram pelas ruas e casas levando a alegria do nascimento de Jesus especialmente aos doentes e impossibilitados de participar das celebrações natalinas. No dia 05 de janeiro aconteceu a Missa solene, na Igreja Matriz com todos os participantes, a primeira peregrinação oficial do Jubileu da Esperança naquela que é uma das Igrejas de Peregrinação do Ano Santo de 2025 na Diocese.
Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em Pinto Bandeira, os Cantori Della Stella do Coral Ricordo Del Paese participaram da celebração da Epifania no Salão do Santuário, sendo abençoados pelo pároco, padre Clóvis Rombaldi e depois iniciaram as visitas. Ao todo, 40 famílias recepcionaram o grupo nas capelas do interior.