Região Pastoral BG
10/07/2024

Pastoral da Sobriedade Familiar realiza reunião às terças-feiras na Paróquia Santo Antônio de Bento

Um grupo de voluntários e interessados na ajuda mútua e fraterna para os dependentes químicos e seus familiares se reúne semanalmente no Edifício Santo Antônio, no centro de Bento Gonçalves. A reunião semanal da Pastoral da Sobriedade acontece sempre às terças-feiras, das 19h30min às 21h, no quarto andar do prédio, que está localizado ao lado do Santuário Santo Antônio.

Segundo a coordenadora Magda Scardueli Peron, que assumiu essa retomada de atividades em fevereiro de 2023, a Pastoral da Sobriedade Familiar tem por objetivo apoiar familiares e dependentes que busquem verdadeiramente a recuperação, ajudando-os a encontrar caminhos para que todos vivam em harmonia. “Temos um sério compromisso com o respeito, o acolhimento, a compaixão e a confidencialidade dos participantes uma vez que as famílias chegam até nós fragilizadas, desorientadas e sofrem preconceito na nossa sociedade”, explica.

A reunião tem três momentos importantes: Espiritualidade (pluralista), Orientação (em formato de depoimento, palestra ou informação) e Partilha (grupo de apoio e autoajuda). Na partilha, o grupo é dividido em dependentes químicos em recuperação e familiares. “Neste momento, os participantes conversam sobre diferentes aspectos da sua vida e se orientam mutuamente com base nas suas experiências de vida, visando construir cooperação bem como estabelecer metas para encorajar a pessoa a agir”, conta a coordenadora.

A Pastoral da Sobriedade Familiar orienta os familiares, responsáveis e amigos a tomar posição, superar as crises e ir em busca de orientação para enfrentar o desafio da doença da dependência química. Deste modo, desenvolvem habilidades e força para seguir em frente no seu dia a dia. “Amor e atitude são maneiras eficientes de unir os pais (ou responsáveis) para que juntos se posicionem contra qualquer tipo de comportamento agressivo ou violento por parte dos usuários de álcool e demais drogas”, ressalta Magda.

O trabalho da equipe de voluntários da Pastoral da Sobriedade tem como base a oração, o trabalho e a disciplina. O convite é aberto a toda a comunidade para participantes das reuniões semanais. Mais informações podem ser obtidas junto à secretaria da Paróquia Santo Antônio pelo telefone (54) 3452.1634.

Serviço:

O quê: Pastoral da Sobriedade Familiar