Preparadores do Batismo da Região Pastoral de Bento vivenciam laboratório prático para celebrações
Encontro, no Edifício Santo Antônio, teve a presença de preparadores do Batismo das oito paróquias da Região Pastoral, além de diversos padres; a celebração de preparação evidencia os símbolos da luz, do óleo, da cruz e da água
A Região Pastoral de Bento Gonçalves deu mais um belo e importante passo tendo em vista a rearticulação das ações após os dois anos da pandemia. Após o primeiro encontro, de cunho mais formativo e de partilha em 20 de agosto, no sábado, 10 de setembro, mais de 40 preparadores do Batismo das oito paróquias estiveram reunidos na Paróquia Santo Antônio para um momento prático e vivencial da celebração de preparação ao Batismo. O laboratório aconteceu com base no material desenvolvido pela Diocese de Caxias do Sul para a implementação do projeto diocesano do Batismo.
Durante o encontro, que contou com a presença do coordenador diocesano de Pastoral, padre Paulo César Nodari, e de membros da Comissão Diocesana de Iniciação à Vida Cristã, os participantes vivenciaram a celebração de preparação ao Batismo. Em sinal de oração e comunhão, todos puderam contemplar a importância de uma preparação sólida para que os pais e padrinhos possam compreender a riqueza do Batismo como porta de entrada para a vida na comunidade de fé.
A celebração evidencia símbolos sobre os quais os pais e padrinhos são chamados a olhar, contemplar, refletir e rezar. São marcantes os momentos de oração tendo presente a água, a cruz com a imagem de Jesus, a luz, isto é, o Círio Pascal e o óleo, que perfuma e santifica.
Os participantes também puderam assistir ao esboço do vídeo que está sendo preparado pela Comissão de Iniciação à Vida Cristã para auxiliar os preparadores no trabalho com os pais e padrinhos. Além de acompanhar o audiovisual, puderam dar novas sugestões para este material que chegará em breve a todas as paróquias da Diocese de Caxias do Sul.
Caminhada do novo projeto do Batismo
Ainda em 20 de agosto, foi apresentado o projeto do Batismo com seus sete passos: inscrição, encontro com a família, preparação, apresentação, o Batismo propriamente dito, um novo encontro com o núcleo familiar e uma confraternização com todos os batizados no final de cada ano. A proposta nasceu entre os anos de 2018 e 2019 para ser implementada a partir de 2020, mas precisou ser interrompida em virtude da pandemia.
Ficou o compromisso de encontrar leigos e leigas que possam ser os introdutores ao Batismo nas paróquias, para o bom êxito do projeto. Até o final de 2022, permanecem os passos: inscrição na Secretaria, preparação ao Batismo para pais e padrinhos e a celebração do sacramento.
O primeiro passo, decidido no encontro, será a unificação do modelo de lembranças utilizadas, tornando-se padrão nas paróquias a proposta diocesana.
Compõem a Região Pastoral de Bento Gonçalves as paróquias Cristo Rei, Nossa Senhora do Rosário - Faria Lemos, Santo Antônio e São Roque, em Bento; Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, em Pinto Bandeira; Santa Bárbara, em São Valentim do Sul; Santa Teresa, em Santa Tereza; e São Francisco de Assis, em Monte Belo do Sul.