Santuário de Caravaggio
20/01/2022

Relíquia de Carlo Acutis será apresentada à comunidade do Santuário de Caravaggio

Momento será celebrado na Missa das 17h, deste domingo, 23 de janeiro. Após, ela permanecerá em exposição para veneração no Santuário antigo, situado ao lado do Santuário principal.

A relíquia de primeiro grau do beato Carlo Acutis, recebida pelo bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul em recente visita à Itália, dom Alessandro Ruffinoni, estará disponível para visitação do público a partir deste final de semana. Será na missa das 17h do domingo, 23 de janeiro, que a relíquia será apresentada aos devotos. Após, ela permanecerá em exposição para veneração no Santuário antigo, situado ao lado do Santuário principal.

“A relíquia é um instrumento, um sinal que recorda a santidade de uma pessoa. Neste caso, do beato Carlo Acutis. Eu recebi essa relíquia de primeiro grau, o que significa uma pequena parte do corpo dele. São alguns fios de cabelo que estão aqui. Isso é permitido pela Igreja para nos ajudar a confiar na intercessão do beato, pedir a ele às graças que nós precisamos”, explica o bispo emérito.

Quem visitar o Santuário Antigo poderá contemplar a relíquia e aproveitar o momento para oração e reflexão sobre a vida do jovem beato. Acutis utilizou a internet e as tecnologias para evangelizar, além de interceder pela vida daqueles que não conheciam a Jesus.

O visitante do Santuário também receberá um marca-páginas com a foto de Carlo na frente e, no verso, uma oração criada por dom Alessandro e jovens do Santuário. “Convidei adolescentes a me ajudar a fazer uma oração, a mais simples possível, para que facilitasse a prece de todos os nossos jovens e adolescentes”, explica.

A relíquia foi concedida a dom Alessandro pela mãe do beato Carlo Acutis, Antonia Salzano. O encontro entre o bispo e a mãe de Acutis ocorreu no dia 19 de novembro na cidade de Milão, na Itália, onde o bispo passava férias para visitar sua família, natural da Itália.

Carlo Acutis faleceu de leucemia em 2006 e foi beatificado em 2020. Em vida, Acutis idealizou uma exposição sobre os Milagres Eucarísticos ao redor do mundo. Embora tenha falecido antes de finalizar a mostra, sua ideia teve continuidade através de outros fiéis que seguiram o planejamento feito por Carlo.