Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul promove 1ª Etapa da Escola de Assessores
Encontro formativo ocorreu no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida com o objetivo de capacitar lideranças para assumirem o papel de acompanhamento de grupos e movimentos de jovens
O Setor Juventude da Diocese de Caxias realizou neste sábado, 26 de outubro, a primeira etapa da Escola de Assessores. O encontro formativo ocorreu no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida e reuniu lideranças que atuam na evangelização juvenil das cidades de Caxias do Sul, São Marcos, Garibaldi, Bento Gonçalves, Farroupilha e da Arquidiocese de Porto Alegre.
A Escola de Assessores é uma das instâncias de formação prevista nas diretrizes da Pastoral Juvenil da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A iniciativa busca capacitar líderes e coordenadores de grupos e movimentos juvenis que já têm uma caminhada, para assumirem o papel de assessoramento dos jovens.
A formação iniciou com um momento de oração e espiritualidade seguido pela reflexão sobre a pessoa do assessor, sua função diante do grupo ou movimento bem como os tipos dessa estrutura de acompanhamento. Os momentos foram conduzidos pelo seminarista Stefano Petroli e pela assessora jovem, Lia Garbin.
Em seguida, os participantes tiveram acesso à palestra sobre a Realidade Juvenil que foi conduzida por Maique Argenta, jovem da Arquidiocese de Santa Maria que tem vasta experiência com a evangelização das juventudes. Ele abordou a importância de identificar e compreender o contexto no qual os jovens estão inseridos para que possa ser desenvolvido o acompanhamento adequado a partir da realidade que se apresenta.
Na parte da tarde o tema central foi a espiritualidade. O vigário paroquial da Paróquia Cristo Operário, padre Jairo Luiz Gusberti, falou sobre a espiritualidade cristã. O seminarista da Diocese de Caxias do Sul, Sergio Viegas, deu continuidade ao assunto focando na espiritualidade do assessor.
O bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon também marcou presença na Escola de Assessores, destacando a importância dos espaços formativos e do protagonismo dos jovens na Igreja.
A Escola de Assessores terá no total três etapas. O segundo encontro será virtual, no mês de novembro, em data a ser definida. O tema abordado será a psicopedagogia das idades. No dia 23 de novembro, será realizada a terceira etapa no formato presencial, no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida. Os temas abordados serão: dicas práticas para acompanhamento de grupos e o papel do assessor diante do pluralismo eclesial.