Visita Ad Limina
04/05/2022

Terceiro dia da visita Ad Limina inicia com Missa na Basílica de Santa Maria Maior

Na programação desta quarta-feira, ainda estão as visitas à Congregação para a Doutrina da Fé, à Secretaria de Estado e ao Dicastério para a Comunicação; a noite, os bispos se encontram com a direção do Colégio Pio Brasileiro

O terceiro dia visita Ad Limina Apostolorum, dos bispos do Rio Grande do Sul a Roma, será marcado por três visitas. Na manhã desta quarta-feira, 04 de maio, o episcopado gaúcho celebrou a Missa na Basílica de Santa Maria Maior, a primeira dedicada à Mãe de Deus no Ocidente e lugar onde o Papa Francisco se dirige para rezar antes e após suas viagens. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Santa Maria, o caxiense Dom Leomar Antônio Brustolin.

Ao longo desta quarta-feira, a delegação gaúcha visitará a Congregação para a Doutrina da Fé, a Secretaria de Estado e o Dicastério para a Comunicação. No final do dia, os bispos se encontram com a direção do Colégio Pio Brasileiro. Por ser presidente do Regional Sul 3, o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, coordena as atividades. Em cada visita, no entanto, um bispo faz a apresentação do episcopado gaúcho que contempla 23 pessoas, das quatro arquidioceses e 14 dioceses.

Durante a visita, de 02 a 07 de maio o grupo participa de reuniões e encontros em diversos Dicastérios, Congregações, Conselhos Pontifícios e Comissões. Na programação também estão Missas nas quatro basílicas papais: São Pedro e São João do Latrão e Santa Maria Maior, já celebradas e São Paulo Fora dos Muros, na próxima sexta-feira, dia 06 de maio.

Na quinta-feira, 05 de maio, a partir das 09h - hora de Roma - o episcopado gaúcho terá uma audiência com o Papa Francisco. O Papa poderá conhecer melhor, por exemplo, o trabalho realizado na renovação da catequese, com o projeto da Iniciação à Vida Cristã (IVC); a realidade da formação inicial e permanente do clero; os desafios da pastoral vocacional; o espírito de comunhão que existe com os religiosos e religiosas; as inúmeras iniciativas e projetos que visam à formação de lideranças leigas nas comunidades paroquiais e nos movimentos eclesiais, bem como todas as frentes de diálogo e interação da Igreja com as várias realidades presentes na sociedade.

O que é a visita Ad Limina?

A visita Ad Limina também está relacionada com a apresentação de um relatório sobre a situação da arqui/diocese de cada um. Este material não consiste especificamente em uma prestação de contas, mas muito mais em uma explanação sobre a situação de cada Igreja Local. Este movimento deve ocorrer a cada cinco anos, conforme previsto no Código de Direito Canônico:

Cân 399 – § 1. O Bispo diocesano está obrigado a apresentar de cinco em cinco anos um relatório ao Sumo Pontífice sobre o estado da diocese que lhe está confiada, segundo a forma e o tempo determinados pela Sé Apostólica.

Para isso, o CDC prevê que “o Bispo diocesano vá a Roma no ano em que está obrigado a apresentar o relatório ao Sumo Pontífice […], a fim de venerar os sepulcros dos Bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e apresente-se ao Romano Pontífice” (Cân 400).

A visita Ad Limina é um ato que todo o Bispo cumpre para o bem de sua própria diocese e de toda a Igreja, para favorecer a unidade, a caridade, a solidariedade na fé e no apostolado.

O diálogo fraterno que se estabelece com os vários Dicastérios da Cúria Romana e com o Santo Padre é uma forma de vivenciar a sinodalidade da Igreja, naquele sentido expresso pelo Papa Francisco: “um caminhar juntos, revigorados pela coragem e pelo consolo que vem do Senhor. Caminhamos, olhando-nos nos olhos e ouvindo-nos, com sinceridade, sem esconder as dificuldades, experimentando a beleza de caminhar unidos, para servir”.