Pastoral Familiar
30/10/2023

Encontro de formação de agentes da Pastoral Familiar reúne participantes de diversas paróquias da Diocese

Encontro, no Espaço Pastoral da Paróquia São Pelegrino, foi conduzido pela equipe diocesana da Pastoral Familiar, que apresentou a organização e estrutura pastoral à serviço das famílias e da evangelização

A Pastoral Familiar da Diocese de Caxias do Sul esteve reunida em encontro de formação para novos agentes. A atividade, no sábado, 28 de outubro, movimentou a Paróquia São Pelegrino, em Caxias do Sul. Representantes de 25 paróquias da Diocese estiveram no Espaço Pastoral, a partir das 08h30min para um dia intenso com a finalidade de capilarizar a ação da Pastoral Familiar pela Diocese.

O bispo diocesano, Dom José Gislon, e o coordenador de Pastoral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira também passaram pelo encontro, que foi conduzido pela equipe diocesana da Pastoral Familiar e pelo referencial eclesiástico, padre Tadeu Libardi. A formação contou com a presença do casal coordenador da Pastoral Familiar no Regional Sul 3 da CNBB, diácono Júlio Cezar e Ana Quintana.

Durante o encontro, a coordenação apresentou aos participantes as organização e a estrutura da Pastoral Familiar à serviço das famílias e da evangelização. Também foi entregue às paróquias o guia de implantação da Pastoral Familiar na instância paroquial, com o objetivo de capilarizar a ação pastoral nas diferentes realidades da Diocese de Caxias do Sul, tendo como uma das prioridades a catequese matrimonial, que em breve irá substituir o conhecido "curso de noivos".

De acordo com o referencial, padre Tadeu Libardi, o investimento na formação de novos agentes é necessário para alargar os horizontes da Pastoral Familiar. "Estamos aprofundando e buscando elementos para ajudar muitas famílias, a partir da Pastoral Familiar. Como fazer isso? Compreendendo, zelando, animando, rezando e proporcionando às famílias esse serviço", salienta.