Setor Juventude
29/03/2024

Mais de mil fiéis participam da Via-Sacra da Juventude nesta manhã de Sexta-Feira Santa

O momento de oração ocorreu nos Pavilhões da Festa da Uva e emocionou as pessoas que acompanharam a encenação que narra a Paixão de Cristo

A Sexta-Feira Santa, celebrada neste 29 de março, é um dia de oração e silêncio para os católicos. Uma das principais tradições na manhã deste dia em que se recorda a Paixão de Cristo é a oração da Via-Sacra. Na Diocese de Caxias do Sul, há 20 anos a memória do caminho percorrido por Jesus desde a sua condenação até a morte na cruz é realizada através de uma encenação feita pelos jovens.

Neste ano, mais de mil fiéis se reuniram nos Pavilhões da Festa da Uva, onde ocorreu a Via-Sacra junto ao monumento Jesus Terceiro Milênio, para acompanhar a encenação. A atuação dos jovens emocionou as pessoas que estavam assistindo, como a analista de suporte, Andréia Teixeira Bruno: “É um momento muito bonito, apesar de triste. Faz a gente repensar sobre todos os nossos conceitos, sobre como a gente vive e sobre a importância de participarmos mais desses momentos e fortalecer a nossa fé em Jesus que entregou sua vida por nós”.

O bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, fez a abertura da encenação destacando que a passagem da morte de Jesus nos fala sobre a vida: “O gesto de Jesus na Cruz é um gesto de amor e de vida. Também não foi fácil para ele cumprir o projeto do Pai. Mas, ele nos deu o exemplo da obediência e do amor incondicional”. E também recordou dos jovens: “Essa Via-Sacra da juventude também nos faz recordar de tantos jovens que hoje vivem realidades difíceis. Os jovens encarcerados, os que vivem em zonas de conflito, os jovens que não acreditam mais em Deus... Que possamos sempre estender a mão aos nossos irmãos que mais precisam e que o Senhor Deus abençoe toda a nossa juventude que traz tanta vida à sociedade e às nossas comunidades”.

A encenação teve como cena inicial a passagem do “Bom Samaritano” (Lc 10, 25-37). A parábola foi escolhida para contextualizar a Campanha da Fraternidade 2024 que teve como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs.” (Mt 23,8). A apresentação seguiu percorrendo as 14 estações da Via-Sacra, que inicia na condenação de Jesus até a sua morte na cruz e sepultamento.

Como gesto concreto alusivo à Campanha da Fraternidade, também foram arrecadados alimentos e produtos de higiene que serão destinados a famílias atendidas pelas paróquias da área norte de Caxias do Sul.

Fé e dedicação

A Via-Sacra ganhou vida por meio de mais de 40 pessoas que se reuniram ainda no final de 2023 para preparar o momento de oração. Todos voluntários, atores e equipe de organização se dedicaram por meses para preparar todos os detalhes. Para a engenheira e projetista Andressa Rodrigues Cunha, que fez o papel de Maria, participar da Via-Sacra da Juventude também ajudou a fortalecer a fé: “É uma forma de nos colocarmos a serviço tanto da Igreja como das pessoas que vieram aqui ter esse momento de oração. Foi muito significativo fazer parte disso, desse tempo litúrgico tão importante que é a Páscoa. Não é nem uma encenação, é reviver aquele momento, então foi uma experiência muito profunda pra todo mundo”.

O grupo é constituído pela união de jovens de diversos grupos, movimentos, pastorais e serviços da Diocese de Caxias do Sul. Neste ano, a organização foi formada por integrantes do Setor Juventude e lideranças das paróquias da Área Pastoral São José, que compreende a Zona Norte de Caxias do Sul.

O assessor do Setor Juventude da Diocese, padre Gustavo Predebon, recorda que a Via-Sacra tem uma história de 20 anos de dedicação e empenho dos jovens e das comunidades: “A realização da Via-Sacra da Juventude na Diocese iniciou em 2004, a partir da articulação de jovens e padres da Paróquia São José. Nas primeiras edições, a encenação ocorria na quadra ao redor da igreja, e depois foi transferida aqui para os Pavilhões da Festa da Uva. Depois, se uniram à organização e realização da Via-Sacra todos os grupos de jovens aqui da Área Norte e em 2014, a encenação passou a ser coordenada pelo Setor Juventude da Diocese. Essa união de esforços e a dedicação de tantos voluntários ao longo dos anos traz como resultado esse momento de oração tão bonito que temos na Sexta-Feira Santa”.

Neste ano, a Via-Sacra também contou com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e da empresa Festa da Uva S/A.