DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Região Pastoral Flores da Cunha
04/12/2024

Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Antônio Prado celebra dedicação da igreja da comunidade São Pedro

Dom José Gislon, bispo diocesano de Caxias do Sul, presidiu a liturgia salientando o sentido de renovação espiritual para a comunidade e o sentimento de gratidão pelo esforço conjunto da comunidade

Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Antônio Prado celebra dedicação da igreja da comunidade São Pedro

A igreja da Comunidade de São Pedro, da Linha Trajano, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Antônio Prado, foi solenemente dedicada no domingo, 1º de dezembro de 2024. Dom José Gislon, bispo diocesano de Caxias do Sul, presidiu a liturgia salientando o sentido de renovação espiritual para a comunidade e o sentimento de gratidão pelo esforço conjunto da comunidade.

O templo passou por uma revitalização completa, envolvendo reparos no retábulo de madeira, nova pintura interna e externa, restauração do ladrilho hidráulico e das imagens de Nossa Senhora da Saúde e de São Pedro, além da instalação de um novo altar de mármore que abriga a relíquia de Santo Inácio de Antioquia, terceiro sucessor de São Pedro. A iluminação foi modernizada, destacando a beleza do espaço sagrado. As reformas tiveram a supervisão dos arquitetos Denise Martins Travi e Vagner Dalagno, membros da Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra da Diocese de Caxias do Sul.

A solenidade teve início com uma procissão e a leitura do histórico da capela, relembrando a trajetória de fé da comunidade. Durante o rito de dedicação, Dom José abençoou a água usada para aspergir a assembleia e purificar as paredes da igreja. Após a homilia, o altar foi ungido com óleo do Crisma, marcando-o como o coração espiritual do templo. As paredes também foram consagradas, simbolizando o espaço como morada de Deus.

Em um momento emocionante, a nova iluminação foi acesa, representando a luz de Cristo. No final, Dom José e o Pároco, padre. Kleiton Pena, descerraram a placa comemorativa, eternizando a data na memória da comunidade.

O pároco destacou o esforço da comunidade para a revitalização da igreja, que enfrentou desafios, como os danos causados por temporais no passado. “O que vemos hoje é reflexo da fé e do esforço do povo de Deus. Este espaço renovado reflete a caminhada espiritual da comunidade e sua missão de transmitir a fé às novas gerações.”

A dedicação também marcou o início de um novo projeto: a construção de um campanário moderno, substituindo a antiga estrutura metálica que já não atende às necessidades. “A comunidade está ansiosa por esta próxima etapa, que será mais um símbolo da nossa fé e união,” acrescentou padre Kleiton.

Dom José enfatizou a importância do cuidado com os espaços sagrados: “Eles são reflexos da vida espiritual das pessoas e das famílias. É uma alegria estar presente neste momento, abençoando o altar e este novo espaço, que simboliza a caminhada da comunidade rumo à casa do Pai.”

Com um espírito de gratidão e renovação, a comunidade de São Pedro reafirmou a vitalidade da fé.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias