DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Região Pastoral Caxias
09/09/2025

Primeira noite da Semana Teológica de Caxias do Sul 2025 revisita a constituição Lumen Gentium, do Vaticano II

Promovida pela Escola de Teologia e Bíblia da Região Pastoral de Caxias do Sul, a formação ocorre até quinta-feira, dia 11 de setembro, sempre às 19h30min, no auditório do Colégio São José, localizado na rua Os Dezoito do Forte, 1870, no centro da cidade

Primeira noite da Semana Teológica de Caxias do Sul 2025 revisita a constituição Lumen Gentium, do Vaticano II

Cerca de 200 pessoas acompanharam a abertura da Semana Teológica de Caxias do Sul, na noite da segunda-feira, 08 de setembro. Promovida pela Escola de Teologia e Bíblia da Região Pastoral de Caxias do Sul, a formação ocorre até quinta-feira, dia 11 de setembro, sempre às 19h30min, no auditório do Colégio São José, localizado na rua Os Dezoito do Forte, 1870, no centro da cidade. A programação proposta apresenta reflexões a partir da temática geral "Concílio Vaticano II - 60 anos: e agora?" e aborda os legados desse grande acontecimento na História da Igreja, realizado de 1962 a 1965.

​"Temos a tentação de achar que​, já ​que se passaram 60 anos​, todos os objetivos do ​Concílio ​Vaticano II foram realizad​os na caminhada da vida da ​Igreja, povo de ​Deus. ​Por isso, o ​Papa ​Francisco insistia continuamente e citava justamente os documentos do ​Concílio para que retom​ássemos a caminhada.​ Significa que muitas coisas ainda devem ser implementadas na vida da Igreja​ e por isso, a ​Semana quer refletir esses temas​.​ Creio que é um momento de ponte entre o passado, aquilo que foi proposto​ há seis décadas, e a nossa realidade de hoje, em sintonia com a jornada sinodal que estamos vivendo​", destacou o bispo Dom José Gislon, na acolhida aos participantes na noite da segunda-feira.

Em cada noite, destaque para um dos quatro documentos mais importantes do Concílio. Na abertura, o conferencista padre Reuberson Rodrigues Ferreira, MSC, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tratou do tema "Lumen Gentium: povo de Deus ou sociedade perfeita?". Esse documento é um dos mais importantes textos do Concílio Vaticano II.

O texto desta constituição dogmática foi demoradamente discutido, e revisa os conceitos centrais da autocompreensão da Igreja, não só enquanto instituição, mas também como corpo místico de Cristo. Conforme o acadêmico, a grande marca é a ideia de igreja como Povo de Deus, superando a concepção anterior de Sociedade Perfeita, que regia o entendimento e o funcionamento da instituição, saindo de um conceito de igreja centrada no clero, para uma lógica de construção coletiva, com participação ativa dos leigos e diálogo com a sociedade de maneira geral.

​​Entre os principais desafios na implementação, o professor destacou a incompreensões ainda persistentes na caminhada, associada com um trabalho ainda incompleto de adoção das reformas aprovadas no Concílio, que convive também com uma mentalidade clerical. Por outro lado, também se reflete em avanços importantes, com uma valorização constante e cada vez mais sólida da participação dos leigos na vida da Igreja, e a abertura ao Ecumenismo. 

​"Tivemos uma presença grandiosa,​ com um público ávido por entender este mistério que é a ​Igreja​. Puder apresentar um contraponto entre o que era antes​ a instituição antes aprovação da Lumen Gentium, ​como é essa igreja com esse texto norteador, e o que ela ainda pode ser, a partir da compreensão de cada um dos seus trechos", avaliou padre Reuberson​.

​A abertura da Semana Teológica também marcou a passagem do aniversário dos 91 anos da Diocese de Caxias do Sul. 

 

Próximos encontros:

09 de setembro | Terça-feira
- Liturgia em movimento: como celebramos após o Concílio?
Conferencista: Felipe Koller | Professor da Faculdade Claretiana de Teologia Studium Theologicum de Curitiba

10 de setembro | Quarta-feira
- Gaudium et Spes: onde a Igreja encontra o mundo?
Conferencista: Frei Luís Carlos Susin | Professor da PUCRS

11 de setembro | Quinta-feira
- Dei Verbum: como o Concílio Vaticano II transformou a leitura da fé?
Conferencista: Pe. Cassio Murilo Dias da Silva | Exegeta formado pelo Pontifício Instituto Bíblico

 

Para participar do ciclo de formações, o valor é de R$ 15,00 e as inscrições podem ser feitas CLICANDO AQUI. Além disso é possível se inscrever na Secretaria da Catedral.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias