Seminaristas Eduardo Cantelli, Sergio Viegas e Stefano Petroli serão instituídos nos ministérios de acólito e leitor
Na manhã do sábado, 10 de agosto, o Santuário de Caravaggio irá acolher a celebração em que Sergio Viegas será instituído no ministério de leitor e os seminaristas Eduardo Cantelli e Stefano Petroli no ministério do acolitado
A Diocese de Caxias do Sul está celebrando momentos vocacionais importantes na caminhada dos seminaristas da etapa da Configuração, também chamada de Teologia. No sábado, 10 de agosto, às 10h30, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, Dom José Gislon irá instituir seminaristas nos ministérios de leitor e acólito. Sergio Viegas Nunes irá receber o ministério do leitorado, no segundo ano de Teologia. No terceiro ano, Stefano Fagundes Petroli, e no final da caminhada da Configuração, quarto ano, Eduardo Cantelli, serão instituídos acólitos.
O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembleia litúrgica. E assim, tanto na Missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho. O ministério de acólito é um serviço instituído pela Igreja e vinculado ao sacramento da Eucaristia. Sua razão de ser é o serviço ao altar nas Celebrações Eucarísticas, assim como auxílio na distribuição da Comunhão.