Sexta edição do projeto Hospedagem Solidária terá início na segunda-feira, 12 de junho, em Caxias
Acolhimento de homens em situação de rua nas noites do inverno de Caxias do Sul irá funcionar, como em 2022, junto ao prédio onde está localizada a Mitra Diocesana de Caxias do Sul, até o mês de setembro
A sexta edição da Hospedagem Solidária, promovida pela Diocese de Caxias do Sul, por meio da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, terá início na próxima segunda-feira, 12 de junho. O acolhimento às pessoas em situação de rua nas noites de inverno será, como em 2022, nos dois pavimentos do prédio que abriga também toda a estrutura organizacional da Mitra Diocesana, na Rua Os Dezoito do Forte, 1771, em frente ao Colégio La Salle Carmo.
O espaço, no 2º e 3º andares do prédio que é de propriedade da Catedral Diocesana Santa Teresa D'Ávila e foi cedido temporariamente para o projeto, era utilizado por uma escola de educação de jovens e adultos e pré-vestibular. A capacidade será de acolher a cada noite aproximadamente 53 homens. A chegada deverá acontecer às 19h30min, com posterior triagem, espaço para descanso, oferecimento do jantar, colchão para o pouso e, às 06h30min, o café da manhã.
De acordo com Dom José Gislon, a Igreja não pode se omitir diante da realidade do frio e do inverno. "São histórias de vida, são pessoas e nós não podemos e não devemos julgar, mas acolher. E, por isso, não podemos fechar o nosso coração e os nossos olhos, enquanto Igreja, ao cuidado com as pessoas em situação de rua. Graças ao coração generoso de muita gente, de muitos voluntários, a Hospedagem Solidária vai acontecer e nós vamos cuidar de quem precisa, como fez Jesus", salientou.
Em 2022, de 20 de maio, quando começou a funcionar, na Paróquia Sagrada Família, até a manhã do sábado, 03 de setembro, no prédio que abriga a Cúria Diocesana, no Centro, 505 homens em situação de rua foram acolhidos e 10.360 refeições distribuídas entre jantar e café da manhã.
Doações e voluntários são importantes
As doações de cobertores e lençóis podem ser feitas no dia de Corpus Christi, junto aos espaços destinados a isso na Catedral, bem como nos dias anteriores, na Secretaria da Catedral e nas secretarias paroquiais de Caxias do Sul.