24/06/2024

Acesse os vídeos e materiais do ciclo formativo de comunicação interna realizado pela Diocese de Caxias do Sul

Foram três noites de encontros virtuais, reunindo lideranças de paróquias, pastorais e movimentos; o primeiro foi sobre comunicação não-violenta, o segundo trouxe as ferramentas digitais, e o último, a gestão de conflitos e construção de consenso

Foi concluído na noite da sexta-feira, 21 de junho, o ciclo formativo proposto pela Diocese de Caxias do Sul por meio da Comissão de Liturgia e da Pastoral da Comunicação, para auxiliar na articulação e comunicação interna das paróquias, pastorais e movimentos. A formação aconteceu em três noites, de quarta a sexta-feira, 19 a 21 de junho de 2024, com temáticas desde a comunicação não-violenta, as ferramentas digitais na organização e, no último encontro, a gestão de conflitos e a construção de consenso.

Clicando abaixo, você poderá acessar cada um dos vídeos com a íntegra das aulas. E, ao final da matéria, é possível baixar os slides, em PDF, do material utilizado pelos assessores de cada noite.

O primeiro encontro, na noite da quarta-feira, 20 de junho, com a assessoria do jornalista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Cézar Barros, que também é  coordenador da Pascom na Arquidiocese de Natal, abordou a temática "Comunicação Não-Violenta e estratégias de comunicação efetiva".

Na noite da quinta-feira, dia 20, a assessoria do segundo encontro foi do coordenador da Pascom do Regional Sul 4 e da comunicação da Diocese de Joinville, em Santa Catarina, Eduardo Schimitz. Ele tratou sobre as ferramentas digitais na comunicação interna.

Durante a terceira aula, a psicóloga e mestre em Teologia, Fabiane Pasa abordou a temática da gestão de conflitos trazendo à pauta o magistério do Papa Francisco e as percepções próprias da psicologia em ambientes macro, como a Igreja. O jornalista e assessor de comunicação da Diocese de Caxias, Felipe Padilha apontou o exercício da "Conversa no Espírito", proposto por Francisco para o processo sinodal 2021-2024, como exemplo de caminho para a construção de consenso.