Pastoral da Comunicação
22/06/2024

Ciclo de formações sobre comunicação interna é concluído tratando sobre gestão de conflitos e construção de consenso

A psicóloga e mestre em Teologia, Fabiane Pasa abordou a temática da gestão de conflitos trazendo à pauta o magistério do Papa Francisco e o jornalista Felipe Padilha trouxe o exercício da "conversa no Espírito" como exemplo de construção de consenso

Foi concluído na noite da sexta-feira, 21 de junho, o ciclo formativo proposto pela Diocese de Caxias do Sul por meio da Comissão de Liturgia e da Pastoral da Comunicação, para auxiliar na articulação e comunicação interna das paróquias, pastorais e movimentos. A formação aconteceu em três noites, de quarta a sexta-feira, 19 a 21 de junho de 2024, com temáticas desde a comunicação não-violenta, as ferramentas digitais na organização e, no último encontro, a gestão de conflitos e a construção de consenso.

Durante a aula, a psicóloga e mestre em Teologia, Fabiane Pasa abordou a temática da gestão de conflitos trazendo à pauta o magistério do Papa Francisco e as percepções próprias da psicologia em ambientes macro, como a Igreja. O jornalista e assessor de comunicação da Diocese de Caxias, Felipe Padilha apontou o exercício da "Conversa no Espírito", proposto por Francisco para o processo sinodal 2021-2024, como exemplo de caminho para a construção de consenso.

No início da matéria, você pode ter acesso ao vídeo da íntegra da aula e, ao final deste texto, aos slides em PDF, dos conteúdos abordados pelos assessores.

O primeiro encontro, na noite da quarta-feira, 20 de junho, com a assessoria do jornalista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Cézar Barros, que também é  coordenador da Pascom na Arquidiocese de Natal, abordou a temática "Comunicação Não-Violenta e estratégias de comunicação efetiva".

Na noite da quinta-feira, dia 20, a assessoria do segundo encontro foi do coordenador da Pascom do Regional Sul 4 e da comunicação da Diocese de Joinville, em Santa Catarina, Eduardo Schimitz. Ele tratou sobre as ferramentas digitais na comunicação interna.