Pastoral da Pessoa Idosa
17/09/2024

Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Caxias realiza assembleia avaliativa e organiza lista tríplice de nova coordenação

Coordenações da PPI que atuam nas paróquias da Diocese estiveram reunidas no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, para avaliar a caminhada, como acontece todos os anos; diante da situação de saúde da coordenadora, o encontro foi eletivo

Coordenações da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) que atuam nas paróquias da Diocese de Caxias do Sul estiveram reunidas em assembleia de caráter avaliativo e eletivo, no sábado, 14 de setembro. O encontro, no auditório do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, contou com a participação da coordenadora interina, Adiles Meneguzzo, do referencial, padre Darci Camatti e do coordenador de Pastoral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira.

Após a oração, foi realizado um momento acolhida da coordenadora regional da PPI, Suely Assmann Benkestein , na sequência, o pároco da Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, padre Volmir Comparin, assessorou um breve momento formativo sobre a alegria de servir. Depois do intervalo, cada coordenador e coordenadora pôde avaliar a caminhada da Pastoral em sua paróquia e quais são os principais desafios para prosseguir o caminho.

Todos os anos, a PPI realiza a assembleia avaliativa, conforme propõem as diretrizes do setor nacional e a caminhada tanto do Brasil quanto no Rio Grande do Sul. Neste ano de 2024, no entanto, o encontro também foi eletivo. No ano passado aconteceu a eleição e a escolha, pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, da nova coordenadora, Maria Isabel Antoniazzi. Ela, no entanto, está passando por algumas dificuldades de saúde e não permanecerá à frente do trabalho.

Diante disso, o grupo organizou nova lista tríplice com outros três nomes. Esse documento será enviado a Dom José que fará, nas próximas semanas, a indicação da coordenadora da PPI na Diocese para o quadriênio 2024-2028.

Atualmente a Pastoral da Pessoa Idosa está presente em 34 paróquias da Diocese de Caxias do Sul, com centenas de líderes que visitam as pessoas idosas levando a presença e a proximidade da Igreja às pessoas idosas e enfermas.

Ao final, após as comunicações finais do encontro, o grupo começou a se organizar para a celebração dos 20 anos da Pastoral da Pessoa Idosa, no dia 16 de novembro, em Curitiba.