Santuário de Caravaggio
12/06/2024

Revestimento da cúpula do Santuário de Caravaggio tem sua obra retomada

Revestimento da cúpula do Santuário de Caravaggio tem sua obra retomada

O Santuário de Caravaggio anuncia a retomada da obra de revestimento da cúpula neste dia 12 de junho, um projeto significativo em homenagem à Virgem Maria. Neste dia votivo da padroeira da América Latina, Senhora de Guadalupe.

O reitor, padre Ricardo Fontana, anuncia a retomada das obras: "Neste dia 12 de junho, dia votivo em honra da Nossa Senhora de Guadalupe, damos continuidade ao revestimento da cúpula do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, inspirado no manto de Nossa Senhora de Guadalupe. Neste dia, temos o reinício das obras com a perspectiva de sua finalização. Esta obra também glorifica ao Senhor, e nossa alma neste dia exulta no Senhor. Pois Nossa Senhora cuida de todos os detalhes, inclusive do seu manto sagrado, que está pronto e estará logo disponível para continuar acolhendo os milhares de peregrinos e devotos de Nossa Senhora. Deus abençoe a todos e Deus seja louvado".

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, localizado em Farroupilha e que completou 60 anos de existência em 2023, recebe o Manto Sagrado da Sempre Virgem e Mãe, Rainha e Padroeira da Diocese de Caxias do Sul. Situado no coração da diocese, que abrange 74 paróquias e 33 municípios, o majestoso templo é um marco da região, com destaque para sua cúpula visível a grandes distâncias.

O Santuário Mãe em Caravaggio, Itália, já contempla em suas cúpulas vestimentas em cor azul-esverdeado, evocando a Mãe Rainha.

A cúpula se tornou a marca registrada do novo templo. Os visitantes, devotos, fiéis e peregrinos da Virgem adentram seu interior e maravilham-se ao contemplar as belíssimas imagens desde o Espírito Santo que desce com seus dons em forma de línguas de fogo, distribuindo seus 12 frutos descritos nos magníficos vitrais que adornam a cúpula, tornando-a uma beleza singular.

Ao longo dos anos, devido a infiltrações, tentou-se por duas vezes impermeabilizar externamente a cúpula. A última vez foi antes das obras internas realizadas em 2020. Contudo nosso clima oscilante ocasionou novas infiltrações demandando uma cobertura em metal.

Por que a escolha de um telhado de cobre patinado? Desde o início, a Igreja valorizou a evangelização por meio das obras de arte. O sagrado demanda estilo e beleza. Diante da imensa responsabilidade de conservar a cúpula e as obras internas optou-se pela arte em cobre e patina (cobre esverdeado). Quem visita santuários marianos como Aparecida e Caravaggio ou mesmo a Catedral da Sé em São Paulo encontrará essa arte na cobertura.

Como contribuir?

Pix: 88.667.217/0030-35